Há exatamente 10 anos atrás ,29 de Abril de 2001, Anahí foi levada as pressas para hospital mexicano Angeles de Interlomas, devido a uma parada cardíaca que a Diva teve, consequência da Anorexia, que a mesma estava sofreu durante sete anos (14 a 21 anos de idade) e já tinha se agravando muito. Anahí precisou de eletro choque para que seu coração voltasse a bater e ficou em três dias em terapias intensas, para sua recuperação.
Mas a Mexicana se recuperou, e hoje está em parceria com a Televisa, na Fundaçión Televisa e com a campanha "Si Yo Puedo, Tú También", para ajudar as pessoas que tem o mesmo problema que ela passou durante anos.
"8 segundos...o meu mundo parou, mas lutei e saí com meus próprios pés, eu fui buscar uma firmeza interior, que nem sabia que tinha. O primeiro passo foi assumir: sim, eu tenho, mas vou sair dessa e seguir adiante, hoje, não tenho mais medo, pois sei que posso ser mais forte que ela. Deus me deu uma segunda oportunidade e neste momento soube que era por algum motivo, era para fazer feliz muitas pessoas, que como eu, necessitavam de um abraço." Diz Anahí.
Em Entrevista recente para a Revista Caras, a Cantora falou sobre a doença que viveu e como faz para ajudar as pessoas que vivem com essa doença: Veja:
Você também está focada em sua fundação...
Sim. Agora estamos aguardando um pouco para a apresentação da minha própria fundação porque eu estava trabalhando com a Fundação Televisa, com quem seguirei cooperando sempre e os ajudando em tudo o que me peçam relacionado com a campanha contra a anorexia. Eu procurei o Cláudio X. Gonzáles (presidente da Fundação Televisa) para pedi-lo de tratar o tema dos transtornos alimentares, que no México não há nada. Casa vez que visito algum outro país, faço diferentes coisas com os fãs para arrecadar fundos e ajudar a diferentes clínicas para que possam dar tratamentos gratuitos. Acredito que com um grãozinho de areia que podemos ajudar, podemos cooperar para esse tipo de tratamento, que é muito caro e por isso há muitas mortes. Acabei de fazer um programa com o canal National Geographic, é um especial de transtornos alimentares. Eles fizeram uma pesquisa impressionante em muitos países e me convidaram como embaixadora, para dar um testemunho de vida. Depois desse programa, irei abrir minha própria fundação, da qual estou muito orgulhosa. Me levou muito tempo para ganhar a credibilidade das pessoas como uma sobrevivente. Eu sofri de anorexia durante sete anos e há oito estou recuperada, já é muito tempo. É incrível como me passou esses anos podendo ajudar os demais; não é fácil dizer “eu passei por isso e agora, te ajudo”. Hoje estou orgulhosa porque sei que salvamos muitas vidas e ainda quero salvar muito mais.
Sabia que estava enferma ou não se dava conta?
Claro, é um problema do qual está consciente desde o princípio, mas obviamente não quer falar com ninguém sobre. Depois de todo esse tempo que estive em uma luta constante chegou um momento que me tocou fundo. Um dia meu coração e meu corpo disseram chega.
Como você chegou no profundo?
Tive um problema no coração, me parou alguns segundos e foi como voltar a começar do zero porque tive que voltar a caminhar, e falar, a comer papinha. Chegou um momento em que meu corpo não tinha vida por dentro.
Você estava muito magra?
Pesava 35 quilos. Meu corpo disse, “STOP, se você não parar, paro eu”. Neste momento eu voltei a nascer e assim começou meu rolo a seguir a diante, mas com muita gente me dando apoio. Por isso quero ajudar, porque não quero que as demais pessoas que adoeçam cheguem ao ponto que cheguei porque você pode se salvar muito antes. Acredito que é importante sendo eu uma pessoa que alguns seguem, de uma luzinha de esperança, que não me vejam como um exemplo, sim como um espelho.
Como você mudou pessoalmente?
Definitivamente você muda muito, sobre tudo muda seus sentimentos, sua essência. Você volta mais forte, no fundo trás outro chip. Da muito mais valor a um sorriso, um abraço, um detalhe.
Por isso, 29 de Abril se converteu no Dia Mundial da Anahí, pois foi o dia em que a nossa Estrela nasceu novamente.
Um verdadeiro exemplo de luta e amor.... Essa é a Anahí!
Em Tempo:
Os fãs da Anahí estão subindo a Hashtag DiaMundialDeAnahi no Twitter, em homenagem a diva por ter renascido e passado por ela luta com força!!
Texto e Adaptação: AnahiPuenteNews.blogspot.com/